O Palácio de Inverno

Quem leu O Menino do Pijama Listrado e gostou, tem que conhecer as outras obras de John Boyne. Ele escreve romances históricos, que são essas histórias que misturam realidade e ficção. Eu li outros dois livros seus: O Garoto do Convés e O Palácio de Inverno, e amei os dois. Mas vamos focar no Palácio de inverno.

Eu estava em um momento da vida em que o que eu mais precisava era ler um romance leve, daqueles que você torce pelo casal e ponto. Não queria pensar muito, nem desvendar linguagens complexas. Me lembrei que tinha lido algo sobre esse livro e fui atrás.

Descobri um mundo paralelo que era a Rússia dos Czares e já quero marcar a próxima viagem. Bom, vamos à história, né?

Geórgui é um senhor que conta sua vida em capítulos que misturam o presente e o passado. Quando era jovem, deixou para trás sua família para trabalhar como segurança do único filho homem do Czar Nicolau III. Se apaixonou perdidamente por Anastácia, uma das outras 4 filhas do monarca. Com a Revolição Russa os dois se desencontram e não se veem mais.

Agora, o senhor Geórgui é casado com Zoia e vive na Inglaterra, onde tem que lidar com o preconceito e as dificuldades de um russo em um mundo pós segunda-guerra. Zoia fica doente e Geórgui tenta entender como vai seguir sua vida sem ter a esposa ao seu lado.

O livro é rico em detalhes do cotidiano do czar e da sua família e os cenários também ficam muito claros na narrativa. Você imagina o que era a vida de um russo camponês e o que era a vida de alguém da “corte” e consegue visualizar os fatos históricos narrados no livro. Foi “quase”mais esclarecedor do que as aulas de história.

Segue o primeiro parágrafo:

“Meus pais não foram felizes no casamento.

Passaram-se anos, décadas, desde a última vez que aturei a companhia deles, mas ambos me voltam à lembrança quase todos os dias, por alguns instantes, não mais do que isso. Um sussurro da memória, tão leve como o hálito de Zoia em meu pescoço quando dorme de noite a meu lado. Tão suave como seus lábios em meu rosto quando me beija à primeira luza da manhã. Não sei exatamente quando morreram. Não sei nada sobre a morte deles, além da certeza natural de que não pertencem mais a esse mundo. Mas penso neles. Ainda penso neles.”

Água com açúcar sem ser burro. Para mim, um dos melhores gêneros da literatura.

Capa do livro

 

A família do Czar

Vai lá: O Palácio de Inverno

            John Boyne

            Cia das Letras

            453 páginas

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O Palácio de Inverno

  1. susy disse:

    oi Vera, não tem nada a ver com teu comentário, mas achei que talvez vc gostasse desta imagem e não sabia como postar de outra maneira…
    bj
    susy

  2. Georgia Nog disse:

    Oi Vera!

    Sou leitora do seu blog desde o primeiro post (pena que eles andam cada vez mais esporádicos) e gostaria de saber se você tem alguma indicação de livro para pré-adolescentes.
    Tenho uma irmã de 11 anos e gostaria de presentea-la com um livro no natal, mas não sei qual. Até onde sei, ela nao se interessa muito por leitura, o que é normal nessa idade, mas eu gostaria de estimular esse hábito na vida desta pequena tão querida!

    Pode me ajudar, por favor?

    um abraço carinhoso

    Georgia

Deixe um comentário

